Os dados fluem para o Sistema Integrado de Gestão…

e se transformam em Informações de Operação, de Gestão e de Resultado!
COMO AS TRANSAÇÕES SÃO REGISTRADAS E SE TRANSFORMAM EM INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistema de Informações e de Comunicações:
como Monitorar Organizações sem ter um?
O Cérebro do Sistema
O cérebro de todo o processo chama-se SIG – Sistema Integrado de Gestão, ou ERP – Enterprise Resource Planning, em inglês.
Trata-se de um software Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais, composto por um conjunto ou módulos de programas específicos (exemplos: Contas a receber, a pagar, Contabilidade) destinados a produzir, gerir e controlar dados que entram ou saem das operações, transformando-os em Informação.
- Informação é um dado, ou um conjunto de dados, que proporciona conhecimento a quem a possui.
- Comunicação ou divulgação é a transmissão de informação – ou de conhecimento – por qualquer meio ou forma, para fins internos ou externos.
Os componentes do Cérebro do Sistema
Em um SIG, cada módulo do Sistema tem uma finalidade específica. A ilustração ao lado mostra um tubo de vazão de transações e de um funil de conversão de dados em informações.
Ela simboliza a enorme quantidade de valores quantitativos com que uma organização lida, gera, utiliza, processa e transmite, transformando-os em novos dados ou novas informações.
Na prática, as informações são inseridas por pessoas (usuários) ou por sistemas integrados (internos ou externos). A “roda” do SIG da figura acima mostra apenas alguns dos muitos módulos que um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais pode controlar de forma integrada, de acordo com sua natureza e características. E se o dado ou a informação tiver um valor de moeda, sempre termina na Contabilidade.
O formato das Informações para cada
nível hierárquico de usuário
Tipos de informação
A Pirâmide Hierárquica na montagem do Sistema da Informação
Em uma organização, as pessoas interagem conforme um protocolo hierárquico em formato de pirâmide, constituído de três grandes níveis: Alta e Média Administrações e Execução Operacional.
O SIG funciona operado por pessoas desses níveis, que produzem e/ou utilizam três grandes tipos de informação (veja a figura ao lado sobre a formação das Informações).
Os tipos de Informação segundo a finalidade
Informações de Operação
Geradas e/ou utilizadas pelo nível de Execução Operacional para controlar as transações de ciclos de eventos de Processos Administrativos em suas diversas fases e permitir ações ou decisões de outras pessoas nas fases seguintes das transações.
Informações de Gestão
Os dados de operação são extraídos do SIG formatados no “modo execução“. Para as informações serem utilizadas em gerenciamento é preciso reformatá-las para o “modo gestão”.
Informações de Resultado
São as utilizadas pela Alta Administração para tomar decisões que definem os rumos da organização. A confiabilidade e segurança das Informações de Resultado dependem da qualidade do processo de formação das informações originárias das fases anteriores.
Monitoramento das operações
com base em Relatórios Contábeis
E o Monitoramento?
É o processo de acompanhar e verificar se os Instrumentos de Gestão e Controle estão funcionando como um Circuito Integrado. Ou seja, se os resultados previstos no Plano de Organização modelado para a entidade estão em Conformidade com os realizados.
A página de Coaching Online sobre Gestão e Controle mostra o processo de modelação de um Plano de Organização, desde o estabelecimento da Missão desenhada para cumprir uma Visão de empreendimento, até o Monitoramento da entidade em operação.
Como pode ser feito?
Usando as Informações de Resultado contidas em Relatórios Contábeis. E não se preocupe se você não souber Contabilidade. Pode aprender a compreender os números.
Compreendendo os Relatórios Contábeis
Como a Contabilidade está em integrada ao processo de formação da Informação, todas as transações expressáveis em moeda são nela registradas. Daí a importância de compreender os relatórios contábeis, que dizem tudo sobre a organização.
Mas, é preciso saber como encontrar as informações e, para isso, não é necessário saber fazer Contabilidade, mas, é preciso compreender seu objetivo: elaborar Relatórios Contábeis, também chamados de Demonstrações Contábeis.
A principal peça dos relatórios contábeis é o Balanço Patrimonial. As demais apenas detalham as modificações nas informações patrimoniais, financeiras e econômicas do Balanço entre duas datas.
Então, quer saber um pouco mais sobre Relatórios Contábeis e sua imensa utilidade como fonte de Informações e Monitoramento de Organizações?
Ou sobre como compreender balanços patrimoniais e outras peças contábeis sem precisar aprender contabilidade?
Para o Coaching poderíamos usar as demonstrações contábeis de sua própria organização, facilitando a aprendizagem!
Entre em contato e vamos conversar, sem qualquer compromisso! Prometo conversa fácil e sem termos técnicos.
Cel/Zap (11) 9 8196 6165 – ng@ngea.com.br
Ao contratar um Coaching Online, você recebe como parte do treinamento meu Ebook
Instrumentos de Gestão e Controle – Circuito Integrado para Modelação de Organizações.